Esporte

Jogador marfinense morre durante treinamento na China

Publicada em 06 de Junho de 2017 ás 09:41:13
AFP/Arquivos / KARIM SAHIB
O atacante da Costa do Marfim Cheik Tiote.


 O costa marfinense Cheik Tiote faleceu durante treinamento com o time chinês Beijing Enterprises, segundo anúncio de seu porta-voz, nesta segunda-feira.

O meia de 30 anos venceu a Copa Africana de Nações (CAN), em 2015, e chegou à China depois de sete anos defendendo o Newcastle United.

"Com grande tristeza, confirmo que meu cliente Cheik Tiote morreu hoje, depois de sofrer um colapso no treinamento do Beijing Enterprises", afirmou Emanuele Palladino.

O corpo do jogador vai ser "repatriado para Abiyán, onde será homenageado", afirmou Adama Dosso, embaixador da Costa do Marfim no gigante asiático, ao canal de televisão RTI. Treinador do Newcastle, o espanhol Rafael Benítez, homenageou o jogador e lembrou que Tiote cresceu na extrema pobreza e que ganhou os primeiros sapatos aos 15 anos.

"Durante o tempo que o conheci, só posso falar de seu profissionalismo. Era uma grande pessoa", indicou Benítez.

A estrela marfinense Didier Drogba se manifestou no Twitter: "não tenho palavras", enquanto Yayá Touré disse " Meu irmão Cheik. Não posso acreditar que você se foi. Nunca esquecerei de você". Contactado pela AFP, o marfinense Basile Aka Kouamé, campeão da CAN em 1992 e atual técnico do Africa Sport se declarou comovido com a notícia.

"É uma grande perda para o futebol marfinense. Era uma espécie de Gattuso. Tinha muita energia e temperamento de vencedor. Não enganava ninguém e dava tudo de si no campo", comentou Aka Kouamé.

Tiote chegou ao Newcastle em 2010, procedente do FC Twente. Pelo clube inglês, o meia jogou 161 jogos e marcou um gol. O jogador disputou as Copas do Mundo de 2010 e 2014, defendendo a seleção da Costa do Marfim em 52 oportunidades. Tiote iniciou a carreira europeia no Anderlecht, antes de ser transferido ao clube holandês em 2008.

 

Da AFP

 

Fonte/Autor: Diario News Bahia

Comentários

Diário News Bahia - Direitos reservados
E-mail: contato@diarionewsbahia.com.br