Diário News Bahia - www.diarionewsbahia.com.br

Jogador marfinense morre durante treinamento na China

<a href='noticia/13087/jogador-marfinense-morre-durante-treinamento-na-china'>Jogador marfinense morre durante treinamento na China</a> <a href='noticia/13086/homem-mata-cinco-pessoas-antes-de-cometer-suicidio-em-orlando'>Homem mata cinco pessoas antes de cometer suicídio em Orlando</a> <a href='noticia/13085/policia-federal-investiga-corrupcao-e-lavagem-de-dinheiro-no-rn'>Polícia Federal investiga corrupção e lavagem de dinheiro no RN</a> <a href='noticia/13084/operacao-da-pf-prende-ex-ministro-henrique-eduardo-alves'>Operação da PF prende ex-ministro Henrique Eduardo Alves </a> <a href='noticia/13083/mpf-pede-a-prisao-de-lula-e-multa-de-mais-de-r-87-milhoes-no-caso-do-triplex'>MPF pede a prisão de Lula  e multa de mais de R$ 87 milhões no caso do triplex</a>

Entrevistas

'O movimento feminista no Brasil é o mais organizado da América Latina'


Turismo

Destinos saborosos do chocolate brasileiro


AFP
Juventus conquista Copa da Itália
A Juventus manteve vivo o sonho de conquistar a 'tríplice coroa' nesta temporada ao derrotar nesta quarta-feira a Lazio por 2 a 0 na final da Copa da Itália, com gols do brasileiro Daniel Alves e Leonardo Bonucci. A equipe comandada pelo técnico Massimiliano Allegri poderá conquistar o título do Campeonato Italiano neste fim de semana e disputará a final da Liga dos Campeões contra o Real Madrid, no dia 3 de junho em Cardiff, no País de Gales. "Vencido o primeiro título, agora estádio cheio para o jogo contra o Crotone", declarou Allegri após erguer a Copa, em referência ao jogo de domingo que poderá selar o título da Serie A. "Nos recuperamos da partida ruim de domingo (derrota contra a Roma); felicidades aos garotos pela maneira como jogaram no primeiro tempo e como se defenderam no segundo", completou. A partida, disputada no estádio Olímpico de Roma, começou de maneira frenética, com um chute na trave do jovem senegalês nascido na Espanha Keita Baldé (6 minutos), respondido rapidamente pela Juventus com chutes de Giorgio Chiellini (6) e do argentino Gonzalo Higuaín (7), defendidos pelo goleiro romano Thomas Strakosha.

Leia Mais

Agência Brasil
Donos da JBS dizem ter gravação de Temer dando aval a propina para silenciar Cunha
Os donos da empresa JBS, Joesley Batista e o seu irmão Wesley Batista, disseram ter gravado uma conversa na qual o presidente Michel Temer teria dado aval a propina para comprar o silêncio do ex-deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ). As informações foram reveladas pelo jornal O Globo. A gravação, feita por Joesley em março com um gravador guardado no bolso do paletó, foi citada na declaração que os controladores da JBS deram à Procuradoria-Geral da República em abril durante o processo para firmar acordo de delação premiada. Segundo o jornal, Temer teria sido gravado em conversa com Joesley indicando o deputado Rocha Loures (PMDB-PR) como o interlocutor para resolver um assunto da J&F, controladora da JBS.

Leia Mais

Divulgação/Aldo Carneiro/Pernambuco Press
Sport e Bahia começam a decidir o Nordestão
Os primeiros 90 minutos da decisão da Copa do Nordeste serão disputados nesta quarta-feira (17). Na Ilha do Retiro, às 21h45, Sport e Bahia se enfrentam buscando vantagem no jogo de ida da grande final. Na quarta seguinte, os times definem o título na Fonte Nova. Com o apoio da torcida na Ilha, o Sport entra para o primeiro jogo da final com ao menos cinco desfalques. O volante Rithely e o lateral-esquerdo Evandro cumprem suspensão pela expulsão no Clássico das Multidões do último dia 3, enquanto os zagueiros Ronaldo Alves e Henríquez, e o atacante Marquinhos estão fora por problemas físicos. O técnico Ney Franco ainda pode perder o lateral-esquerdo Mena, com problema muscular – o Departamento Médico vai esperar até momentos antes de a bola rolar para definir se o chileno vai ou não para a partida. Em compensação, Diego Souza não deve ser problema para a partida. Após três jogos fora por conta de problemas musculares, o jogador participou normalmente do último treino e reforça o Leão, que deve entrar em campo com: Magrão; Samuel Xavier, Matheus Ferraz, Durval e Raul Prata; Ronaldo, Fabrício e Diego Souza; Everton Felipe, Rogério e André. O Bahia chega empolgado para a final. Além de ter o melhor aproveitamento entre todos os times da Copa do Nordeste, o Esquadrão de Aço vem embalado pela boa estreia no Campeonato Brasileiro, onde goleou o Atlético-PR por 6 a 2, em casa. Apesar da boa fase, a equipe baiana disputa o jogo desta noite com desfalques importantes. Artilheiro da competição, com seis gols marcados, o meia Régis cumpre suspensão, assim como o lateral-esquerdo Armero e o volante Edson.

Leia Mais

Reprodução/Internet
Conselho de Ética instaura processos contra Bolsonaro e Éder Mauro
O Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara dos Deputados instaurou nesta quarta-feira (17) três processos por quebra de decoro: dois contra o deputado Eduardo Bolsonaro (PSC-SP) e um em desfavor do deputado Delegado Éder Mauro (PSD-PA). O presidente do conselho, deputado Elmar Nascimento (DEM-BA), afirmou que escolherá os relatores de cada processo até a próxima terça-feira (23). Hoje houve o sorteio de três membros do conselho para cada processo, entre aqueles que não são do mesmo partido dos representantes ou dos representados, nem dos mesmos estados. As duas representações contra Eduardo Bolsonaro foram apresentadas pelo PT. Em uma delas, o partido alega que Bolsonaro teria cuspido nas costas do deputado Jean Wyllys (Psol-RJ) na sessão em que foi julgada a admissibilidade do impeachment de Dilma Rousseff, em 17 de abril de 2016. O relator desse processo será escolhido entre os deputados Pompeo de Mattos (PDT-RS), Ronaldo Lessa (PDT-AL) e João Marcelo Souza (PMDB-MA). Na outra representação, Eduardo Bolsonaro é apontado como responsável pela edição fraudulenta de vídeo, depois publicado na internet, que teria o objetivo de prejudicar Jean Wyllys. A relatoria ficará com um dos três deputados sorteados: Cacá Leão (PP-BA), João Marcelo Souza (PMDB-MA) ou Cabuçu Borges (PMDB-AP).

Leia Mais

Sesab
Rastreamento do Câncer de Mama realiza exames em Pindobaçu e Tanque Novo
As cidades de Pindobaçu (centro norte) e Tanque Novo (centro sul) na Bahia, recebem, a partir desta sexta-feira (19), o Saúde sem Fronteiras Rastreamento do Câncer de Mama, programa da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), que disponibiliza mamografias para mulheres na faixa etária de 50 a 69 anos, proporcionando o seu acesso às ações de prevenção, diagnóstico e tratamento da doença. A meta é atender 2.132 mulheres, nos dois municípios, dentro da faixa etária preconizada pelo Ministério da Saúde. Em Tanque Novo, a unidade móvel estará estacionada, até o próximo dia 26, na Praça Bento Carneiro (Praça da Biblioteca). Em Pindobaçu, na Praça Pedro Luís (Centro), até 27. Para serem atendidas, as mulheres devem levar o RG, Cartão do SUS e comprovante de residência. O atendimento será feito das 7 às 18h. O Saúde sem Fronteiras tem como diferencial o acompanhamento das mulheres com mamografias inconclusivas, oferecendo exames complementares para o diagnóstico e o encaminhamento ao tratamento, visando à integralidade do atendimento. Para as mulheres com diagnóstico positivo, o tratamento cirúrgico, quimioterápico ou radioterápico será realizado em unidades de alta complexidade em oncologia na região de residência das pacientes.

Leia Mais

AFP/Arquivos / Chaideer Mahyuddin
Dois indonésios são condenados por relação homossexual
Os condenados têm 20 e 23 anos
Um tribunal islâmico da Indonésia condenou nesta quarta-feira dois homens a serem espancados em público por manterem relações sexuais, último símbolo da repressão contra a comunidade gay no país. Os condenados, de 20 e 23 anos, declarados culpados por terem desrespeitado a rígida lei islâmica em vigor na província de Aceh, serão espancados com um bastão 85 vezes cada um. Os dois homens foram surpreendidos na cama no mês de março por um grupo de justiceiros na pensão onde viviam em Banda Aceh, a capital desta província conservadora. Depois, foram entregues à polícia da sharia (lei islâmica). "Ficou demonstrado, juridicamente, de maneira convincente, que ambos são culpados de relações homossexuais', declarou ao tribunal o juiz Jairil Jamal. "Estão condenados a receber publicamente 85 golpes", acrescentou. Os bastões são feitos de rattan (folhas de palmeira) e geralmente não provocam ferimentos graves. O castigo tem por objetivo principalmente a humilhação pública dos condenados. Aceh é a única das 33 províncias deste país do sudeste asiático autorizada a aplicar a sharia. Apostar, beber álcool ou cometer adultério também são punidos.

Leia Mais

Agência Brasil
A cada 25 horas uma pessoa LGBT é assassinada no país
Em 2017, até o início deste mês, 117 pessoas lésbicas, gays, bissexuais e transexuais (LGBT) foram assassinadas no Brasil devido à discriminação à orientação sexual. A informação é do Grupo Gay da Bahia (GGB), que participa de programação sobre o tema durante toda esta quarta-feira (17), Dia Internacional Contra a Homofobia. O militante LGBT e membro honorário do GGB, Genilson Coutinho, informa que o dia será marcado por debates em diversos pontos de Salvador, como centros de apoio, para que a violência contra LGBT's não seja esquecida e se torne alvo de medidas legislativas e políticas públicas nos níveis municipal, estadual e federal. O foco principal este ano será a campanha, a ser lançada, no decorrer do dia, pelo site Dois Terços, de apoio a pessoas LGBT, que vai denunciar a invisibilidade de quem tem alguma deficiência ou necessidades especiais. Por estarem inseridas em dois contextos que geram discriminação, sofrem, consequentemente, “dupla exclusão”. Para Genilson Coutinho, a crescente violência contra pessoas LGBT, pode ser atribuída a diversos fatores, sobretudo à impunidade, porque não há nenhuma lei que torne crime esse tipo de violência. “Não há uma lei que criminalize a homofobia no país, que faça com que as pessoas abram os olhos e desaprovem isso. A impunidade fortalece a violência diária. O criminoso mata hoje e com um habeas corpus é liberado. Isso institui a banalização, porque a cada 25 horas um homossexual é assassinado no Brasil, a cada dia uma família é dilacerada pela morte de filhos LGBT”, diz Coutinho.

Leia Mais

Vagner Souza/BNews
Estudante confirma denúncia de assédio por subsecretário
Vereadoras ouviram relato da funcionária do PV
Chorando em diversos momentos, a estudante de psicologia e funcionária do PV em Salvador, que denunciou o subsecretário municipal de Reparação, Valcy Evangelista Silva, por assédio, confirmou as acusações para a Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher, na Câmara Municipal. O depoimento foi feito na tarde de ontem (16), quando as vereadoras integrantes do colegiado manifestaram solidariedade e cobraram agilidade na apuração do caso. Para dar continuidade ao debate sobre a denúncia da jovem, a Comissão da Mulher promoverá, dia 8 de junho, às 17h, no Centro de Cultura da Câmara, uma roda de conversa com a participação de entidades envolvidas no movimento de combate à violência contra a mulher. Entre eles o Ministério Público do Estado, Ministério Público do trabalho, OAB e Secretaria de Políticas para as Mulheres. “Precisamos enfrentar o problema, porque o assédio atinge diretamente a autoestima da mulher. Casos como o dela são comuns, é uma jovem de 21 anos, que precisa do emprego para pagar a faculdade e termina se sujeitando a esse tipo de comportamento”, comentou a presidente do colegiado, vereadora Aladilce Souza (PCdoB). Na denúncia a funcionária do PV relatou que o subsecretário Valcy Silva a assediava há cerca de três anos, comportamente que se agravou nos últimos meses. Segundo ela, que pediu para não ser identificada nem fotografada, o dirigente do PV deixava claro que se tivesse um relacionamento mais íntimo com ele teria vantagens profissionais.

Leia Mais

AFP / ALFREDO ESTRELLA
México e EUA unem forças contra droga 50 vezes mais potente do que a heroína
A diplomata Roberta Jacobson discursa na abertura da conferência, na Cidade do México
Os governos de Estados Unidos e México estão "profundamente comprometidos" com combater a ameaça do fentanil, um fármaco opioide 50 vezes mais potente do que a heroína que está "devastando comunidades" em todo o território americano - anunciou a embaixadora americana na capital mexicana, nesta terça-feira. O fentanil é um potente analgésico, altamente viciante, que costuma ser prescrito com receita para pacientes com câncer. Seus efeitos e seu baixo custo (mais barato do que a heroína) acabaram transformando-o em uma das drogas sintéticas da moda. Segundo as autoridades, existe uma "epidemia" nos Estados Unidos. Está "causando um número de overdose sem precedentes e matando pessoas de todas as idades", explicou a diplomata Roberta Jacobson, na abertura de uma conferência de especialistas químicos e forenses de ambos os países sobre essa substância. Desse encontro, que vai até quarta, participam especialistas da Agência Antidrogas Americana (DEA, na sigla em inglês) e da Agência de Investigação Criminal do México. "Apenas nos Estados Unidos, no ano de 2015, mais de 33.000 pessoas morreram por overdose por opioides. Isso representa um aumento de 72%, em relação ao ano anterior. Tudo indica que os dados para os anos 2016 e 2017 mostrarão dados ainda maiores", completou Jacobson. O astro do pop americano Prince faleceu no ano passado por overdose de fentanil, droga consumida por ele para aliviar uma dor crônica.

Leia Mais

AFP / Fabrice COFFRINI
Brincos de diamante são arrematados pelo recorde de US$ 57,4 milhões
As duas pedras, a princípio, formavam um anel
Dois diamantes azul e rosa montados como brincos, apresentados como "os maiores brincos jamais leiloados", foram vendidos na terça-feira (16) à noite em Genebra por 57,4 milhões de dólares, um recorde mundial, anunciou a casa de leilões Sotheby's. As duas pedras foram oferecidos em dois lotes separados, porque a principio, formavam um anel. Ambas as jóias ficaram com o mesmo comprador, da Ásia. O primeiro diamante, batizado de "Apollo Blue", avaliado em entre 38 e 50 milhões de dólares, foi vendido, com gastos incluídos, por 42,087 milhões de dólares. O diamante rosa, denominado "Artemis Pink", que estava avaliado em entre 12,5 e 18 milhões de dólares (12 e 17 milhões de euros), foi vendido por 15,33 milhões de dólares (13,82 milhões de euros), ao fim de um longo leilão. "Apollo Blue", certificado "Fancy Vivid Blue" pelo Instituto Gemológico dos Estados Unidos (GIA), pesa 14,54 quilates e é o maior diamante de sua categoria jamais vendido em um leilão. A pedra foi talhada e polida para ficar com um formato de pera. Com 16,00 quilates e certificado "Fancy Intense Pink", o diamante "Artemis Pink" está talhado em um forma de pera que corresponde a do "Apollo Blue". Segundo a GIA, faz parte dos diamantes "quimicamente mais puros", o que, segundo especialistas, confere a esse tipo de pedras uma grande transparência ótica.

Leia Mais

Especiais

'Ainda existe escravidão no Brasil, precisamos acordar para isso'

Buscar




Vídeos

Delator fala sobre caixa dois para o filho de Zé Dirceu

 

Diário News Bahia - Direitos reservados
E-mail: contato@diarionewsbahia.com.br