Diário News Bahia - www.diarionewsbahia.com.br

Jogador marfinense morre durante treinamento na China

<a href='noticia/13087/jogador-marfinense-morre-durante-treinamento-na-china'>Jogador marfinense morre durante treinamento na China</a> <a href='noticia/13086/homem-mata-cinco-pessoas-antes-de-cometer-suicidio-em-orlando'>Homem mata cinco pessoas antes de cometer suicídio em Orlando</a> <a href='noticia/13085/policia-federal-investiga-corrupcao-e-lavagem-de-dinheiro-no-rn'>Polícia Federal investiga corrupção e lavagem de dinheiro no RN</a> <a href='noticia/13084/operacao-da-pf-prende-ex-ministro-henrique-eduardo-alves'>Operação da PF prende ex-ministro Henrique Eduardo Alves </a> <a href='noticia/13083/mpf-pede-a-prisao-de-lula-e-multa-de-mais-de-r-87-milhoes-no-caso-do-triplex'>MPF pede a prisão de Lula  e multa de mais de R$ 87 milhões no caso do triplex</a>

Entrevistas

'O movimento feminista no Brasil é o mais organizado da América Latina'


Turismo

Destinos saborosos do chocolate brasileiro


Nelson Perez
Fluminense, Grêmio e Corinthians vencem fora de casa
Dando sequência à segunda rodada do Brasileirão 2017, três times se deram bem jogando fora de casa neste domingo (21). Em Belo Horizonte, o Fluminense derrotou o Atlético-MG por 2 a 1 e conquistou sua segunda vitória na competição. O Grêmio visitou o Atlético-PR em Curitiba e, com o triunfo por 2 a 0, aparece na primeira posição da Série A. E o Corinthians bateu o Vitória por 1 a 0, em Salvador. Após estrear com vitória em casa na Série A, o Fluminense foi a Belo Horizonte e conquistou mais três pontos, diante do Atlético-MG. No Independência, o Tricolor abriu o placar aos 36 minutos do primeiro tempo, em cobrança de pênalti de Henrique Dourado. Dois minutos depois, o atacante fez boa jogada pela direita e cruzou de canhota para Richarlison acertar boa cabeçada e ampliar para o Flu. O Galo não demorou para reagir. Aos 40, Cazares cobrou escanteio na medida para Gabriel, de cabeça, descontar: 2 a 1. No segundo tempo, as substituições tornaram o Atlético mais ofensivo, mas o time não conseguiu pressionar.

Leia Mais

Valter Campanato
Contestação de áudio não compromete pedido de impeachment
presidente da OAB, Cláudio Pacheco Prates Lamachia
Acuado por denúncias de corrupção, participação em organização criminosa e tentativa de obstrução à justiça, o presidente Michel Temer (PMDB) se apega hoje na tentativa de desqualificar as gravações de áudio do empresário Joesley Batista, delator da Operação Lava-Jato, para se manter no cargo, conter a dissolução da base aliada e trancar o recente inquérito aberto contra ele no Supremo Tribunal Federal (STF). Batista, em uma inédita ação controlada feita para Polícia Federal e pelo Ministério Público para colher provas demolidoras de corrupção no governo, gravou conversa com o presidente Michel Temer em que ele ouve o empresário afirmar, entre outros pontos, que estava cooptando juízes e um procurador e comprando o silêncio do deputado cassado Eduardo Cunha e do operador do PMDB Lúcio Bolonha Funaro. Na madrugada deste domingo, a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) decidiu patrocinar um pedido de impeachment contra o presidente, o nono desde que vieram a público, na quarta-feira passada, as primeiras revelações de Joesley Batista em acordo de delação premiada. Em entrevista a VEJA, o presidente da OAB Claudio Lamachia diz que a contestação da legitimidade dos grampos, feita pela defesa de Temer, não compromete o processo de impeachment no Congresso, afirma que o peemedebista perdeu completamente as condições de governabilidade e diz que, em caso de saída do presidente do cargo, a Constituição prevê uma única alternativa: eleições indiretas conduzidas pelo Congresso Nacional.

Leia Mais

Embasa reabre inscrições para concurso
Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) publicou, na edição do Diário Oficial do Estado da Bahia (DOE) de sábado (20), o edital de retificação que exclui a prova de aptidão física para os candidatos às vagas de agente operacional e operador de processos de água e de esgoto do concurso público aberto pela empresa em março. Com a mudança nas regras do certame, as inscrições para todas as vagas previstas no concurso serão reabertas a partir de 0h de segunda-feira (22) até as 23h59 do dia 12 de junho. A nova data das provas foi definida para 9 de julho. Elas serão aplicadas nas cidades de Salvador, Barreiras, Feira de Santana e Vitória da Conquista. As decisões foram tomadas após análise conjunta da empresa, do Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC), organizador do concurso, do Ministério Público do Trabalho (MPT) e da Procuradoria Regional do Trabalho da 5ª região Salvador. De acordo com a gerente de administração de carreira e desempenho da Embasa, Nivalda Beuclair, os candidatos inscritos anteriormente no concurso, conforme lista publicada no site do IBFC no dia 18 de abril, permanecem com as inscrições ativas, não sendo necessária nenhuma providência adicional em virtude das alterações.

Leia Mais

AFP
Coreia do Norte dispara míssil de médio alcance
Kim Jong-un ao lado de comandantes militares
A Coreia do Norte lançou neste domingo um míssil de médio alcance, confirmou uma fonte da Casa Branca, depois que a Coreia do Sul anunciou o lançamento de um "projétil não identificado". "Estamos convencidos de que a Coreia do Norte lançou um MRBM", um míssil balístico de médio alcance, afirmou a fonte americana, que se encontra na Arábia Saudita, onde o presidente Donald Trump faz uma visita de dois dias. "Este sistema, testado em fevereiro pela última vez, tem um alcance menor que os mísseis lançados pela Coreia do Norte em seus três últimos testes", completou. Mais cedo, o Estado-Maior Conjunto sul-coreano indicou que não havia conseguido identificar o projétil, mas que tinha alcance de 500 quilômetros.

Leia Mais

AFP
Real Madrid se consagra campeão da Liga Espanhola
O Real Madrid conquistou o 33º título do Campeonato Espanhol, neste domingo, depois de vencer o Málaga por 2 a 0, pela 38ª rodada da Liga, na qual o Barcelona venceu o Eibar por 4 a 2, mas teve que se contentar com o segundo lugar. O português Cristiano Ronaldo abriu o placar logo, aos 2 minutos do primeiro tempo, completando contra-ataque veloz dos merengues. Na segunda etapa, o francês Karim Benzema aproveitou rebote e fez o segundo, aos 10 minutos. O primeiro gol deu tranquilidade para os merengues, que precisavam apenas de um empate para garantir a conquista, cinco anos após o último título da competição, em 2012. Já o Barcelona precisava vencer o Eibar e torcer por derrota dos rivais da capital. Mas os catalães começaram levando um susto no início da partida: o japonês Takeshi Inui abriu o placar para os visitantes em pleno Camp Nou, aos 7 minutos do primeiro tempo.

Leia Mais

Reprodução/Internet
Comissão de Trabalho aprova regulamentação de auxiliar de farmácia e drogaria
Foi aprovada pela Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público proposta que regulamenta o exercício da profissão de auxiliar de farmácias e drogarias. Pelo texto, só poderá exercer a atividade o trabalhador com nível médio completo e curso profissionalizante. Será exigido ainda do funcionário registro na Carteira de Trabalho que comprove o ofício em farmácias e drogarias. O texto aprovado é um substitutivo do deputado Daniel Almeida (PCdoB-BA) ao Projeto de Lei 668/11, do ex-deputado Policarpo e a outra proposta apensada (3360/12). Segundo Almeida, a regulamentação já deveria ter sido objeto de lei há muito tempo. “A aprovação se justifica pelo mais alto interesse público, uma vez que ampliará a qualidade e segurança dos serviços oferecidos à sociedade.” O substitutivo incluiu a obrigação de os auxiliares de nível médio terem curso técnico de nível médio na área e estarem inscritos no Conselho Regional de Farmácia da sua localidade. A proposta retirou o detalhamento das atribuições do auxiliar, previstas no texto original, como a organização do ambiente de trabalho e o zelo pela ética profissional e comercial na venda de produtos prescritos por profissionais da saúde. Outra responsabilidade do auxiliar de farmácias e drogarias, depois de devidamente qualificado e capacitado, será orientar o consumidor sobre fórmulas, bulas, prescrição medicamentosa, indicação e contraindicação de tipos de remédios, nomes de laboratórios, distribuição, controle e conservação de medicamentos e de outros produtos correlatos. A proposta retirou a previsão de os órgãos de saúde pública firmarem convênios com as entidades de classe dos auxiliares de farmácias e drogarias para participação desses profissionais em campanhas educacionais de saúde e de vacinação.

Leia Mais

CBF
Dois jogos terão portões fechados na Série D do Brasileirão
A Diretoria de Competições da CBF comunicou, na quinta-feira (18), duas partidas com portões fechados na segunda rodada do Campeonato Brasileiro Série D. Brusque x XV de Piracicaba e São José/RS x Metropolitano terão portões fechados no dia 27 de maio. Os estádios Antônio Vieira Ramos, em Gravataí (RS), e Augusto Bauer, em Brusque (SC), não apresentaram os laudos técnicos necessários para a realização das partidas, segundo a Gerência de Segurança. Esses laudos precisam ser apresentados até o dia 22 de maio para que os jogos possam ter presença de público. Confira mais detalhes nos documentos em anexo abaixo. A diretoria também confirmou mudanças em duas partidas válidas pela Série D do Campeonato Brasileiro. O jogo entre Desportiva/ES x Villa Nova/MG teve o local alterado à pedido do próprio mandante. Já o confronto entre Metropolitano/SC x Ituano/SP foi transferido de sábado (3) para domingo (4), por indisponibilidade do Estádio SESI na data inicial.

Leia Mais

© REUTERS/Tony Gentile
Vaticano anuncia filme sobre Papa dirigido por cineasta alemão
O papa Francisco ganhará um filme dirigido pelo cineasta alemão Wim Wenders, anunciou o Vaticano nesta sexta-feira (19). O longa vai se chamar "Pope Francis- A man of his word" ("Papa Francisco, um homem de palavra", na tradução livre) e será o primeiro documentário com Jorge Mario Bergoglio como protagonista. A ideia é que o argentino fale sobre sua vida em primeira pessoa, diretamente para o público, abordando temas do seu Pontificado, como ecologia, migração, consumismo e justiça social. Wim Wenders foi um dos diretores do documentário "O Sal da Terra" sobre a vida do fotógrafo brasileiro Sebastião Salgado.

Leia Mais

brasil2016
Fim de semana com judô, futsal e futebol em cidades baianas
Centro Pan-americano de Judô (CPJ), em Lauro de Freitas
Diversas atividades esportivas serão realizadas desta sexta-feira (19) a domingo (21). A programação gratuita acontece em Lauro de Freitas, Santo Antônio de Jesus e Salvador. O Centro Pan-americano de Judô (CPJ), em Lauro de Freitas, recebe a 3º etapa do Circuito Baiano Sub 18 nesta sexta (19) e sábado (20). A competição, realizada pela Federação Baiana de Judô, deve atrair os melhores atletas da categoria. A programação começa com a pesagem. No sábado, os combates têm início às 8h. Futsal A partir desta sexta, o município de Santo Antônio de Jesus, na Região Metropolitana de Salvador (RMS), sedia a zonal da Taça Estado da Bahia – válido pelo torneio aberto masculino e feminino. A competição, que é organizada pela Federação Baiana de Futsal (FBFS), terá a participação de dez equipes (seis masculinas e quatro femininas). Os jogos serão realizados até domingo, no Ginásio de Esporte Waldemar Pinto de Queiroz. Copa Metropolitana A última rodada da primeira fase da Copa Metropolitana acontece neste fim de semana e vai definir as últimas equipes classificadas paras as oitavas de final. Pelo grupo A, o time Estrela de Março, segundo colocado no grupo, pega o Bahia. A equipe precisa vencer o tricolor para se classificar.

Leia Mais

Carta Capital
Centro Acadêmico da USP faz abaixo-assinado pela renúncia de Temer
A entidade pede também a realização de eleições diretas
O Centro Acadêmico Acadêmico XI de Agosto da Faculdade de Direito do Largo de São Francisco da USP, entidade representativa acadêmica mais antiga do país, pretende levar à Presidência da República um abaixo-assinado virtual pedindo a renúncia de Michel Temer e a realização de eleições diretas. Temer foi tesoureiro do coletivo durante a década de 60 e chegou a concorrer à presidência do CA. O abaixo-assinado foi organizado na plataforma Change na quarta-feira, 17. Até o fechamento deste texto a petição contava com mais de 150 mil assinaturas. A meta é chegar aos 200 mil apoiadores. Segundo Paula Masulk, 22 anos, presidenta do Centro Acadêmico, os estudantes de Direito acreditam que a única saída possível para a crise política que se instalou são as eleições diretas. O presidente Michel Temer em pronunciamento, na tarde desta quinta-feira, 18, afirmou que não renunciará. O estopim da crise foi a delação de Joesley Batista, dono da JBS, que gravou, em 7 de março deste ano, uma conversa com o Temer onde citava o pagamento de uma mesada ao ex-presidente da Câmara dos Deputados Eduardo Cunha (PMDB-RJ) e ao operador Lúcio Funario, para que permanecessem calados durante as investigações da Operação Lava Jato. A gravação, se comprovada, revelaria que o presidente deu aval para que Joesley prosseguisse com o repasse propina. O presidente nega as acusações.

Leia Mais

Especiais

'Ainda existe escravidão no Brasil, precisamos acordar para isso'

Buscar




Vídeos

Delator fala sobre caixa dois para o filho de Zé Dirceu

 

Diário News Bahia - Direitos reservados
E-mail: contato@diarionewsbahia.com.br