Diário News Bahia - www.diarionewsbahia.com.br

Jogador marfinense morre durante treinamento na China

<a href='noticia/13087/jogador-marfinense-morre-durante-treinamento-na-china'>Jogador marfinense morre durante treinamento na China</a> <a href='noticia/13086/homem-mata-cinco-pessoas-antes-de-cometer-suicidio-em-orlando'>Homem mata cinco pessoas antes de cometer suicídio em Orlando</a> <a href='noticia/13085/policia-federal-investiga-corrupcao-e-lavagem-de-dinheiro-no-rn'>Polícia Federal investiga corrupção e lavagem de dinheiro no RN</a> <a href='noticia/13084/operacao-da-pf-prende-ex-ministro-henrique-eduardo-alves'>Operação da PF prende ex-ministro Henrique Eduardo Alves </a> <a href='noticia/13083/mpf-pede-a-prisao-de-lula-e-multa-de-mais-de-r-87-milhoes-no-caso-do-triplex'>MPF pede a prisão de Lula  e multa de mais de R$ 87 milhões no caso do triplex</a>

Entrevistas

'O movimento feminista no Brasil é o mais organizado da América Latina'


Turismo

Destinos saborosos do chocolate brasileiro


GettyImages
Terremoto de 5,5 graus mata 8 e deixa 23 feridos na China
Cerca de oito pessoas morreram e 23 ficaram feridas após um terremoto de 5,5 graus de magnitude que atingiu na madrugada de hoje o Condado de Taxkorgan, na região autônoma de Xinjiang, no noroeste da China, de acordo com informações da agência oficial de notícias Xinhua. O tremor, de uma profundidade de 8 quilômetros, ocorreu às 5h58 (hora local) e seu epicentro foi localizado na parte sudeste do planalto de Pamir. Milhares de policiais e militares foram mandados para a região com o objetivo de socorrer os mais de 12 mil desabrigados. Mais de 9 mil pessoas foram levadas para lugares seguros, enquanto os feridos foram hospitalizados. Segundo explicações do chefe do Partido Comunista do condado, Wang Fuyou, foi um terremoto seguido por 82 réplicas. A região de Quzgun, de 449 habitantes, foi a mais afetada, com o desabamento de mais de 1,5 mil casas e mil cabeças de gado morreram ou ficaram feridas. Equipes de resgate procuram por possíveis pessoas que estejam sob os escombros.

Leia Mais

Al-Manara Al-Baydaa/AFP/Arquivos / Handout
EUA oferecem US$ 10 milhões por terrorista vinculado à Al-Qaeda
Os Estados Unidos ofereceram uma recompensa de 10 milhões de dólares por informações que ajudem a identificar ou localizar o chefe da Frente Fateh al-Sham, Abu Mohamed al-Kholani, antes vinculado à Al-Qaeda. É a primeira vez que o Programa Recompensas por Justiça, subordinado ao Departamento de Estado, oferece um prêmio por um líder desse grupo. Kholani foi designado "terrorista global" pelo Departamento de Estado e seu nome também aparece nas listas do Conselho de Segurança das Nações Unidas. Em sua notificação, o Departamento de Estado indica que Kholani prometeu à Al-Qaeda em abril de 2013 depois de se afastar do grupo Estado Islâmico. Voltou a enaltecer a Al-Qaeda em um vídeo postado em julho de 2016. A Frente Fateh al-Sham, antes conhecida com Frente Al-Nusra, se separou da Al-Qaeda em julho de 2016, em uma jogada que, para muitos analistas, não foi mais que uma tentativa para que a ONU e os governos ocidentais a tirassem de suas listas negras.

Leia Mais

Osvaldo Nóbrega/TV Morena
Operação investiga organização criminosa que desviou recursos públicos em MS, SP e PR
Equipes da PF, CGU e Receita durante operação Lama Asfáltica, em Campo Grande
A Polícia Federal, a Controladoria Geral da União e a Receita Federal deflagraram nesta quinta-feira (11) a quarta fase da Operação Lama Asfáltica, denominada Máquinas de Lama. A investigação tem como objetivo desbaratar organização criminosa que desviou recursos públicos por meio do direcionamento de licitações públicas, superfaturamento de obras públicas, aquisição fictícia ou ilícita de produtos e corrupção de agentes públicos. Os recursos desviados passaram por processos de ocultação da origem, resultando na configuração do delito de lavagem de dinheiro. Estão sendo cumpridos 3 mandados de prisão preventiva, 9 mandados de condução coercitiva, 32 mandados de busca e apreensão, além do sequestro de valores nas contas bancárias de pessoas físicas e empresas investigadas. As medidas estão sendo cumpridas em Campo Grande/MS, Nioaque/MS, Porto Murtinho/MS, Três Lagoas/MS, São Paulo/SP e Curitiba/PR, com a participação de aproximadamente 270 policiais federais, servidores da CGU e servidores da Receita Federal. Esta nova fase da investigação decorre da análise dos materiais apreendidos em fases anteriores, cotejados com fiscalizações, exames periciais e diligências investigativas, as quais permitiram aprofundar o conhecimento nas práticas delituosas da organização criminosa. Restaram ratificadas as provas de desvios e superfaturamentos em obras públicas, com o direcionamento de licitações e o uso de documentos ideologicamente falsos a justificar a continuidade e o aditamento de contratos, com a conivência de servidores públicos. Os valores repassados a título de propina eram justificados, principalmente, com o aluguel de máquinas. As investigações

Leia Mais

AFP / JUAN MABROMATA
Ponte Preta empata com Gimnasia e avança na Sul-Americana
Jogadores da Ponte Preta comemoram gol durante partida contra o Gimnasia
A Ponte Preta avançou na noite desta terça-feira à segunda fase da Copa Sul-Americana ao empatar por 1 a 1 com o Gimnasia La Plata, no jogo de volta disputado na Argentina. Elton, aos 26 minutos, abriu o placar para a "Macaca", e Fabián Rinaudo, aos 28, igualou o marcador. Com o empate por 0 a 0 no jogo de ida, em Campinas, a Ponte avançou pelo critério de gol marcado no campo do adversário, exatamente no Estádio Juan Carmelo Zerrillo de La Plata, periferia de Buenos Aires. A equipe do técnico Gilson Kleina avançou na competição jogando com Aranha - Nino Paraíba (Jefferson, 80), Marllon, Kadu e Artur - Elton, Fernando Bob – Jadson (Naldo, 74), Ravanelli e Clayson – Yuri (Lins, 62). Gimnasia, dirigida por Gustavo Alfaro, caiu com Alexis Martín Arias - Facundo Oreja, Mauricio Romero, Manuel Guanini e Lucas Licht - Ramiro Carrera (Nicolás Ibáñez, 58), Luciano Perdomo (Lorenzo Faravelli, 46), Fabián Rinaudo e Brahian Aleman - Nicolás Mazzola (Mauro Matos, 70) e Nicolás Contín.

Leia Mais

Rodrigo Nunes/Ministério da Saúde
Número de adolescentes grávidas cai 17% no Brasil
A quantidade de adolescentes grávidas no Brasil caiu 17% entre 2004 e 2015, de acordo com dados divulgados nesta quarta-feira (10) pelo Ministério da Saúde. As informações levantadas pelo Sistema de Informação sobre Nascidos Vivos (Sinasc) apontam para uma queda, entre mães de 10 a 19 anos, de 661,2 mil nascidos vivos, em 2004, para 546,5 mil, em 2015. A diretora do Departamento de Ações Programáticas Estratégicas (Dapes), Thereza de Lamare, expõe alguns fatores que podem explicar a redução. “Expansão do programa Saúde da Família, que aproxima os adolescentes dos profissionais de saúde, mais acesso a métodos contraceptivos e ao programa Saúde na Escola, que oferece informação de educação em saúde”, enumera. Crianças nascidas de mães adolescentes representam 18% dos 3 milhões de nascidos vivos no País em 2015. A região com mais filhos de mães adolescentes é o Nordeste, que concentra 180 mil nascidos, ou 32% do total. Em seguida, vêm a região Sudeste, com 179,2 mil (32%); a região Norte, com 81,4 mil (14%); a região Sul (62.475 – 11%); e Centro Oeste (43.342 – 8%).

Leia Mais

Mostra de filmes dirigidos por mulheres abre inscrições para seleção
Estão abertas até o dia 26 de maio as inscrições para a 1ª Mostra Elas – Filmes Dirigidos por Mulheres. As realizadoras interessadas em participar podem se inscrever gratuitamente no site www.mostraelas.com. O evento acontece entre os dias 17 a 20 de agosto, na Sala de Arte da UFBA, em Salvador. Serão aceitos curtas e longas-metragens de todos os gêneros, finalizados em formato digital entre 2015 e 2017, dirigidos ou codirigidos por cineastas brasileiras, e que não estejam disponíveis em canais de TV ou nenhum veículo online.www.mostraelas.com As participantes devem enviar um link do filme, hospedado em sites que compartilhem vídeos em formato digital, e o login e senha, caso necessário. Em algumas situações específicas, será aceito o envio da cópia do filme em DVD. Podem participar todas aquelas que se identificam com a identidade de gênero feminino. O regulamento completo já está disponível no site do evento. No total, 30 filmes serão selecionados para compor a mostra, que também contará em sua programação com mesas de debate, oficina de roteiro e consultoria de projetos de filmes. A lista das obras selecionadas será divulgada até o dia 7 de julho no site do evento. A Mostra Elas tem um caráter cultural e não competitivo.

Leia Mais

Enem 2017 registra mais de 1,5 milhão de candidatos inscritos; atenção para a data final
Disponível na página do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o sistema de inscrições para a edição de 2017 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) registrou 1.654.118 participantes até as 11h desta quarta-feira (10). O número de candidatos continua crescendo, e as inscrições poderão ser feitas até as 23h59 do dia 19 de maio. Em caso de dúvidas, o Inep divulga várias dicas importantes, como a orientação de que o candidato, caso o município onde pretende fazer a prova não esteja no sistema de inscrição, selecione a cidade mais próxima de sua residência. Demais questões relativas ao processo de inscrição podem ser resolvidas pela central de atendimento do Inep – 0800-616161 – ou no hotsite do Enem.

Leia Mais

Mariana Leal/MEC
Aleitamento materno está garantido em qualquer espaço público vinculado ao MEC
O ministro com as secretárias do MEC Maria Helena Guimarães, Ivana de Siqueira e Eline Nascimento
Garantir o direito à amamentação nas escolas ou em qualquer lugar é o lema da portaria assinada quarta-feira (10), pelo ministro da Educação, Mendonça Filho. A partir de agora, com o dispositivo legal, todas as mães lactantes têm o direito à amamentação assegurado em todas as instituições do sistema federal de ensino, independentemente da existência de locais, equipamentos ou instalações reservados exclusivamente para esse fim. O objetivo, explica o ministro, é estimular a cultura da convivência e do respeito ao próximo, reforçando o papel da educação em direitos humanos, para o exercício pleno da cidadania. “Como ministro da Educação, tenho a obrigação e o dever de agir nessa direção, para que dentro dos espaços públicos vinculados ao MEC haja apoio às mulheres, a fim de que tenham livre escolha para alimentar os seus filhos”, declarou Mendonça Filho. ”O aleitamento materno, todos sabemos, é fundamental do ponto de vista nutricional, mas também para a formação de um ser humano, que, no contato direto com a mãe, naturalmente vai ter melhor desenvolvimento.” Segundo a secretária de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (Secadi), Ivana de Siqueira, a portaria atende a uma demanda antiga por parte de alunos, professores e outros profissionais de educação,

Leia Mais

Antônio Cruz/Agência Brasil/Fotos Públicas
Os direitos humanos e o mundo do trabalho
Protesto da oposição na Câmara dos Deputados contra a reforma trabalhista, em abril de 2017
Os direitos humanos, como um conjunto de garantias universais centradas na dignidade humana, estendem-se também ao mundo do trabalho. Trabalhadores e trabalhadoras estão sujeitos às mais variadas formas de violações de direitos humanos: jornadas exaustivas em condições precárias e tratamento degradante são exemplos, assim como a negação do direito humano à seguridade social. Isso porque a base dos direitos humanos é também a defesa dos direitos econômicos e sociais e sua progressividade em aplicação, como prevê o Pacto Internacional de Direitos Econômico e Sociais. Criado há 50 anos para promover e defender os direitos humanos no Brasil, o Conselho Nacional dos Direitos Humanos é um órgão de caráter autônomo e de composição paritária, formado por 11 representantes do poder público (quatro do Legislativo, quatro do Executivo e três do sistema de justiça) e outros 11 da sociedade civil. Em sintonia com essa perspectiva, foi criada a Comissão Permanente Direito ao Trabalho, à Educação e à Seguridade Social. Seu objetivo é receber e examinar denúncias de violações dos direitos humanos no mundo do trabalho e propor aperfeiçoamento das políticas públicas relacionadas a esses direitos, tendo em vista a garantia de

Leia Mais

Marcelo Pinto/APlateia/Fotos Públicas
'A esquerda está viciada em seu próprio conforto'
Professora do departamento de Estudos Políticos da UniRio, Clarisse Gurgel faz a chamada "crítica pela esquerda" dos partidos e dos movimentos organizados hoje no Brasil. Para Gurgel, formada em Artes Cênicas e doutora em Ciência Política pela UERJ, essas organizações centram suas forças em eventos performáticos, como passeatas, manifestações e atos, deixando em segundo plano o trabalho de formação política em sua base. Ao tomar de empréstimo termos da psicanálise e do teatro, ela identifica também uma grande dificuldade desses setores em aceitar críticas. "A esquerda precisa ser mais humilde e acolher a diversidade de métodos e de formas de pensar. Hoje, ela está viciada no próprio conforto e qualquer sujeito que a critique é expurgado". Na entrevista a seguir, ela analisa o modus operandi da esquerda hoje, o legado de junho de 2013 e a greve geral de 28 de abril. CartaCapital: No artigo "Ação performática: sintoma de uma crise política", você apresenta a ideia que a ação performática está sendo usada como tática preferencial da esquerda hoje no Brasil. O que é ação performática? Como ela se manifesta nos dias de hoje? Clarisse Gurgel: O termo vem do teatro e da ideia de performance teatral. A performance tem esse caráter de simular algo extraordinário, fora do cotidiano. É uma ação efêmera, pouco ensaiada, que ocupa o espaço público também de uma forma pouco usual ou regular.

Leia Mais

Especiais

'Ainda existe escravidão no Brasil, precisamos acordar para isso'

Buscar




Vídeos

Delator fala sobre caixa dois para o filho de Zé Dirceu

 

Diário News Bahia - Direitos reservados
E-mail: contato@diarionewsbahia.com.br